Total de visualizações de página

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Fichamento 2

Universidade de Brasília
Curso de Especialização em Gestão Escolar
Oficinas tecnológicas
Professor: Pedro Andrade
Nome: Fabiane de Jesus Verneque
Data 04/07/2013

ALMEIDA, MARIA, ELIZABETE, BIANCONCINE DE.  Gestão de tecnologias na escola: 2002. http://www.tvebrasil.com.br/salto
A autora diz que, no início, a informática era usada nas escolas apenas para informatizar questões administrativas sobre a vida escolar dos alunos, demanda de vagas entre outros.
Registra que as TIC adentraram a escola de maneira tímida, sendo consideradas que serviam apenas para aplicação de aula de informática extraclasse. Mostra que após essa prática perceberam que as TIC, principalmente a internet, serviam para ampliar o acesso a informação, possibilitando assim articulação de uma rede de comunicação interna e externa, abrindo portas para o fortalecimento e participação da comunidade.
Amplia a visão de que com o advento das TIC o espaço da escola é redimensionado, tornando-se mais flexível, proporcionando uma gestão verdadeiramente interativa com a participação de alunos e professores trocando experiências e informações.
Mostra a importância da criação de comunidades colaborativas para aprimorar o conhecimento dos gestores em formação, afirma que é necessária interação de qualidade sendo presencial ou à distância.
Suscita que a formação do professor deve ser incorporada em consonância com as TIC, pois assim poderá identificar e analisar a problemática envolvida na escola, o que o ajudará na tomada de decisão.
Promove a idéia de que as TIC podem ser incorporadas na escola para promover a inserção de projetos inovadores relacionados à gestão administrativa e pedagógica.
Ressalta que a Secretaria de Educação a Distância - SEED - do Ministério da Educação, promove programa de formação para gestores e professores baseado em concepções sócio-construtivistas. Assim, como outras maneiras de formação, mas com todo esse esforço, ainda são verificadas dificuldades na implementação das TIC nas escolas, pois gestores enfrentam problemas desde condições físicas, técnicas e de pessoal.
Esclarece que a escola dever ser vista como organização viva, incorporando assim fatores como: trabalho em equipe, aprimoramento do projeto político pedagógico entre outros, ampliando assim o leque de que as TIC não se limitam apenas ao registro de informações e dados sobre os alunos.
Diz que deve haver ampliação das redes de colaboração, o que possibilita a interação entre os atores do processo educacional, com professores e gestores, facilitando assim a aprendizagem. Cada um aprendendo em seu tempo e seu espaço.
Informa que o uso das TIC ajuda a registrar e atualizar a documentação, definir padrões de caminhos para a Escola sempre com a participação da comunidade, levantando problemas e potencialidades que servem de informações para buscar soluções que melhorem a vida escolar.
Ressalta sobre as iniciativas de formação implementadas pelo Proinfo em parceria com algumas Universidades. Diz que esse trabalho é baseado na interação entre os membros, através de fóruns de discussão. Nesse espaço de formação os cursistas são responsáveis pelo próprio crescimento de sua formação. Há também a participação dos professores que fomentam a discussão levando à reflexão.
Conclui dizendo que há um novo tempo que é da implementação das TIC na escola.
“As tecnologias de informação e comunicação foram inicialmente introduzidas na educação para informatizar as atividades administrativas, visando agilizar o controle e a gestão técnica, principalmente no que se refere à oferta e à demanda de vagas e à vida escolar do aluno (...)” (p. 1).
“Há que se empregar nas ações de hoje todos os recursos disponíveis, inclusive as TIC, tendo em vista a criação de comunidades colaborativas (...). O fator primordial para a criação de comunidades e culturas colaborativas de aprendizagem é formação continuada e em serviço do educador (...)” (p.2).
“as TIC podem ser incorporadas na escola como suporte para: a comunicação entre os educadores da escola, pais, especialistas, membros da comunidade e de outras organizações; a criação de um fluxo de informações e troca de experiências, que dê subsídios para a tomada de decisões; a realização de atividades colaborativas, cujas produções permitam enfrentar os problemas da realidade (...)” (p.3).
“(...) a Secretaria de Educação a Distância – SEED - do Ministério da Educação, por meio do Programa Nacional de Informática na Educação - (Proinfo), desenvolve um amplo programa de formação, Mesmo assim, outras dificuldades se fazem presentes. (...)” (p.3)
“Desta forma, a incorporação das TIC na escola e na prática pedagógica não mais se limita à formação dos professores, mas se volta também para a preparação de dirigentes escolares e seus colaboradores, propiciando-lhes o domínio das TIC para possam auxiliar na gestão escolar e, simultaneamente, provocar a tomada de consciência sobre as contribuições dessa tecnologia ao processo de ensino e aprendizagem (...)” (p.5)
Dessa maneira, pode-se concluir que, nos tempos atuais, faz-se necessário o uso das TIC nas escolas, uma vez que facilitam a vida da instituição, pois engloba aspectos como: registro de dados, transformação de informações em subsídios que podem ajudar a aprimorar o trabalho pedagógico, participação em redes colaborativas. Também se percebe que no cenário educacional deve haver espaço a formação docente.
Contudo, fica explicito que a escola de hoje não caminha sem a tecnologia.
Diante de todo o corpo teórico citado no texto lido, fica a seguinte reflexão: se é clara a necessidade de se implementar as TIC nas escolas, porque ainda há tantos problemas relacionados a formação dos profissionais envolvidos nesse processo

ALMEIDA, MARIA ELIZABEHT BIANCONCINI. Gestão e tecnologias na escola: Gestão Escolar e Tecnologias. Formação de Gestores para o uso das Tecnologias da Informação e  Comunicação. Boletim 2002. Disponível em: http://moodle.mec.gov.br/unb/file.php/8/moddata/data/104/119/839/_Texto_6_Almeida_Beth_-Gesta_o_de_tecnologias_na_escola.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário