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segunda-feira, 1 de julho de 2013

Fichamento 1

Universidade de Brasília
Curso de Especialização em Gestão Escolar
Oficinas tecnológicas
Professor: Pedro Andrade
Nome: Fabiane de Jesus Verneque
Data 27/06/2013

VIEIRA, ALEXANDRE, THOMAZ, funções e papéis da tecnologia

O autor trata através de seu texto de como a tecnologia pode auxiliar o processo pedagógico das instituições escolares. Afirma que os envolvidos principalmente o gestor deve dominar a tecnologia e aplicá-la no dia-a-dia da escola.
Salienta que, para implementação da tecnologia, deve haver uma distinção entre conhecimento, dado e informação, pois essa diferenciação é crucial para o sucesso da integração tecnológica.
Cita passo para transformação de dados em informação e fala que o conhecimento é humano, intransferível, é mais rico que dados ou informações.
Suscita que o conhecimento irá movimentar dados e informações para gerar mudanças na instituição educacional após aplicação das tecnologias em sua vivência.
Alerta que para haver ambiente tecnológico deve inserir pessoas nesse contexto promovendo cooperação mutua.
Diz que para inserir a tecnologia deve-se organizar as informações mais relevantes, iniciar projeto piloto único, trabalhar com tecnologia, organização e cultura já existente, estudar problemas estruturantes o mais rápido possível, envolver toda organização e unir a equipe em torno do sucesso do projeto a ser implementado.
Chama atenção para a construção de um grupo reflexivo que aprenda com sua prática levando em conta a cultura organizacional.
Por fim faz refletir sobre que requisito se quer aprimorar na escola, assim como de onde saem os dados a serem coletados para reflexão sobre essas questões.
“Mas o grande problema em foco da gestão escolar é saber como a tecnologia pode ser um grande aliado da equipe de direção e coordenação pedagógica da escola (...)” (p.1).
“Conhecimento não é dado nem informação, embora ambos estejam relacionados. A confusão entre dado, informação e conhecimento gera enormes gastos de tempo e dinheiro em projetos que nem sempre são adequados para certa instituição (...)” (p.1).
“De acordo com Vieira (2004) Computadores podem ser grandes aliados dos gestores na transformação de dados em informações. No entanto, raramente podem ajudá-los no que se refere ao contexto que permite dar um sentido aos dados (...). O conhecimento tem caráter humano e é mais amplo, mais profundo e bem mais rico do que os dados e as informações (...). A capacidade de transformar informação em conhecimento não pode ser realizada por uma máquina, sem a interferência da mente humana, isto é, tal capacidade é exclusivamente humana” (p.4).
“A criação de ambientes informatizados na organização para apoio à gestão do conhecimento deverá considerar os processos pelos quais são feitas as trocas de informação e a cultura de colaboração existente (...)” (p.6).
De acordo com o autor, fica evidente que o gestor deve estar bem preparado para enfrentar os desafios de promover a constituição da tecnologia em sua escola.  Saber onde coletar, analisar e refletir sobre os dados que o embasará. Deve promover a união dos atores envolvidos. Cabe ao gestor envolver as técnicas e métodos que garantirão o sucesso do uso da tecnologia assim como fazer uso dos pontos envolvidos nessa implementação como o quadro descrito na página 7.

De acordo com os desafios vivenciados pelo gestor escolar, é válido pensar algumas questões: como o mesmo fará para envolver os funcionários na implementação do projeto do uso da tecnologia? Não se pode negar a questão financeira para a implementação das TICs. Também, deve-se refletir sobre a formação do gestor, que é primordial.

VIEIRA, ALEXANDRE THOMAZ. Gestão Escolar e tecnologias: Formação de gestores escolares para uso das Tecnologias de Informação e Comunicação in: VIEIRA, A. Funções e Papéis da Tecnologia. São Paulo, PUC-SP, 2004.


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