Universidade
de Brasília
Curso de
Especialização em Gestão Escolar
Oficinas
tecnológicas
Professor: Pedro Andrade
Nome:
Fabiane de Jesus Verneque
Data
27/06/2013
VIEIRA, ALEXANDRE,
THOMAZ, funções e papéis da tecnologia
O autor
trata através de seu texto de como a tecnologia pode auxiliar o processo
pedagógico das instituições escolares. Afirma que os envolvidos principalmente
o gestor deve dominar a tecnologia e aplicá-la no dia-a-dia da escola.
Salienta
que, para implementação da tecnologia, deve haver uma distinção entre
conhecimento, dado e informação, pois essa diferenciação é crucial para o
sucesso da integração tecnológica.
Cita
passo para transformação de dados em informação e fala que o conhecimento é
humano, intransferível, é mais rico que dados ou informações.
Suscita
que o conhecimento irá movimentar dados e informações para gerar mudanças na
instituição educacional após aplicação das tecnologias em sua vivência.
Alerta
que para haver ambiente tecnológico deve inserir pessoas nesse contexto
promovendo cooperação mutua.
Diz que
para inserir a tecnologia deve-se organizar as informações mais relevantes,
iniciar projeto piloto único, trabalhar com tecnologia, organização e cultura
já existente, estudar problemas estruturantes o mais rápido possível, envolver
toda organização e unir a equipe em torno do sucesso do projeto a ser
implementado.
Chama
atenção para a construção de um grupo reflexivo que aprenda com sua prática
levando em conta a cultura organizacional.
Por fim faz
refletir sobre que requisito se quer aprimorar na escola, assim como de onde
saem os dados a serem coletados para reflexão sobre essas questões.
“Mas o
grande problema em foco da gestão escolar é saber como a tecnologia pode ser um
grande aliado da equipe de direção e coordenação pedagógica da escola (...)”
(p.1).
“Conhecimento
não é dado nem informação, embora ambos estejam relacionados. A confusão entre
dado, informação e conhecimento gera enormes gastos de tempo e dinheiro em projetos
que nem sempre são adequados para certa instituição (...)” (p.1).
“De
acordo com Vieira (2004) Computadores podem ser grandes aliados dos gestores na
transformação de dados em informações. No entanto, raramente podem ajudá-los no
que se refere ao contexto que permite dar um sentido aos dados (...). O
conhecimento tem caráter humano e é mais amplo, mais profundo e bem mais rico
do que os dados e as informações (...). A capacidade de transformar informação em
conhecimento não pode ser realizada por uma máquina, sem a interferência da mente
humana, isto é, tal capacidade é exclusivamente humana” (p.4).
“A
criação de ambientes informatizados na organização para apoio à gestão do conhecimento
deverá considerar os processos pelos quais são feitas as trocas de informação e
a cultura de colaboração existente (...)” (p.6).
De acordo
com o autor, fica evidente que o gestor deve estar bem preparado para enfrentar
os desafios de promover a constituição da tecnologia em sua escola. Saber onde coletar, analisar e refletir sobre
os dados que o embasará. Deve promover a união dos atores envolvidos. Cabe ao
gestor envolver as técnicas e métodos que garantirão o sucesso do uso da
tecnologia assim como fazer uso dos pontos envolvidos nessa implementação como
o quadro descrito na página 7.
De acordo
com os desafios vivenciados pelo gestor escolar, é válido pensar algumas
questões: como o mesmo fará para envolver os funcionários na implementação do
projeto do uso da tecnologia? Não se pode negar a questão financeira para a implementação
das TICs. Também, deve-se refletir sobre a formação do gestor, que é
primordial.
VIEIRA, ALEXANDRE THOMAZ. Gestão Escolar e tecnologias:
Formação de gestores escolares para uso das Tecnologias de Informação e
Comunicação in: VIEIRA, A. Funções e Papéis da Tecnologia. São Paulo, PUC-SP,
2004.
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